Interseccionalidade
- Gabriella de Souza e Souza
- 13 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Uma teoria ou uma crítica social?

Uma análise sobre a sociedade deixou de ser apenas UM olhar. A interseccionalidade nos mostra que para observar a engrenagem social, é preciso fazer interagir 3 perspectivas distintas entre si: gênero, raça e classe.
Embora diferentes, são esses três elementos que auxiliam a realização de uma análise contemporânea da sociedade e das suas relações políticas e sociais.
O que é Interseccionalidade?
“É uma ferramenta teórica e metodológica usada para pensar a inseparabilidade estrutural do racismo, capitalismo e cisheteropatriarcado, e as articulações decorrentes daí, que imbricadas repetidas vezes colocam as mulheres negras mais expostas e vulneráveis aos trânsitos destas estruturas.”
Esta explicação dada por Carla Akotirene em uma entrevista publicada pelo Portal Geledés utiliza uma palavra que pode ser vista como essencial dentro de toda a explicação. A “Inseparabilidade” é o termo que ela utiliza para detalhar que as questões sociais que, independente de como se mostre, precisam ser analisadas sob um olhar que englobe gênero, raça e classe.
A indissociabilidade dessas questões garantem que a análise possa ser feita de forma justa, garantindo que mulheres negras consigam ter suas causas investigadas de forma justa, respeitando todas as dificuldades enfrentadas.
Hoje em dia, o termo Interseccionalidade é muito debatido nos ambientes acadêmicos. Embora apresentado como teoria, pode ser percebido também como uma crítica ao modo como as políticas públicas atentem – ou deixam de atender – as mulheres negras em situação de vulnerabilidade social.
Diante disso, por carregar a indissociabilidade em seu cerne, a Interseccionalidade se faz também indissociável da teoria e da crítica. Ela cabe bem nesses dois lugares de representação e o faz de forma brilhante.
REFERÊNCIAS
MORAES, Eunice Lea de; SILVA, Lucia Isabel Conceicão da. Feminismo negro e a interseccionalidade de gênero, raça e classe. In Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, vol. 7, nº 13, p. 58-75, 2017.
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro/Ed. Jandaíra, 202
O que é Interseccionalidade? Portal Geledés, 2018. Disponível em: https://www.geledes.org.br/o-que-e-interseccionalidade/. Acesso em: 13 de Ago. de 2021
Comments